Vídeoaula Iluminismo História

Relacionados:
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Vídeoaula sobre o Iluminismo na Europa de História


O Iluminismo, Século das Luzes, foi um movimento que surgiu na França no século XVII que propunha defender o domínio da razão sobre a visão teocêntrica, terra no centro do universo, que dominava a Europa advinda da Idade Média.


Segundo os pensadores iluministas, os pensamentos religiosos e o misticismo bloqueavam a evolução do homem e para isso ser solucionado era preciso impor o nosso pensamento para a razão. O homem, para os pensadores iluministas, era o centro do universo e não a Terra como pensavam o povo desde a Idade Média. Muitas das questões que o homem tinha que solucionar deveriam ser respondidas através da razão e não somente pelo uso da fé.


O movimento iluminista teve maior repercussão no século XVIII, que ficou conhecido como Século das Luzes. Na França, os iluministas, como eram chamados os adeptos do iluminismo, criaram um lema: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". O pensamento iluminista influenciou diversos movimentos no América, como a independência da EUA sobre a Inglaterra e a Inconfidência Mineira.



Vídeoaula sobre o Iluminismo de História - Parte 1

Vídeoaula sobre o Iluminismo de História - Parte 2