Resumo da Divisão Celular

Relacionados:
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Resumo da Divisão Celular para o Enem e Vestibular.

1-Mitose
Acontece nas células somáticas 1 célula dá origem a 2 células exatamente iguais a célula mãe.
Antes da mitose começar cada cromossomo foi replicado e consiste 2 cromátides-irmãs,unidas pelo centrômero .É dividido em 4 fases:Prófase,Metáfase,Anáfase e Telófase.Durante a mitose as cromátides –irmãs separam-se para se tornarem cromossomos

2-Meiose
Acontece nas células germinativas ou primordiais 1 célula dá origem a 4 células com a metade da informação genética ocorrem 2 divisões celulares.

Patologia:
Quando existe um erro na meiose formaremos gametas cromossomicamente anormais que ao serem fecundados darão origem a zigoto cromossomicamente anormais podendo gerar indivíduos com doenças ou patologias cromossômicas.

Crossing-over é a troca de seguimentos do DNA que ocorre entre as cromátides não irmãs de par cromossômico. É importante porque promove novas combinações do material genético. Resultando numa maior possibilidade de diversidade das características.

Meiose



Função da Meiose:
É formar gametas com a metade do nº de cromossomos da espécie para que após a fecundação ocorra a manuntenção do nº cromossômico.

Gametogênese Masculina :
É o processo de formação dos espermatozóides (gameta masculino)
A espermatogênese inicia-se durante o desenvolvimento embrionário. Nos testículos do embrião,células diplóides(2n) ou germinativas dividem-se por mitose,originando espermatogônias.

A partir da puberdade essas espermatogonias iniciam intensa proliferação por mitose,aumentando o numero,passam por modificações,aumentando de tamanho e formando espermatócitos I (2n=diplóides ) ,eles entram em meiose I e formam espermatocitos II (n = haplóides=n cromossomos duplicados ).Estas entram em meiose II e dão origem às espermatides (haplóides).Agora inicia uma fase sem divisão celular chamada espermiogênese,onde espermátides transformam em espermatozóides.

Espermatozóide é dividido em 3 regiões :
1-cabeça: onde situam-se núcleo e acrossomo(é uma transformação do complexo de golgi e é onde as enzimas q iram digerir o envoltório do ovócito na fecundação)
2-pescoço:onde apresenta muitas mitocôndrias ,responsável pela energia da movimentação do espermatozóide.
3-flagelo-formado por microtúbulos ,responsável pelo deslocamento do espermatozóide

Gametogênese Feminina :
A ovulogênese inicia-se durante o desenvolvimento embrionário das mulheres. Células germinativas (2n) do ovário dividem-se por mitoses sucessivas,originando várias ovogônias (diplóides ).Estas também sofrem varias mitoses formando novas ovogônias ,das quais aumentam de tamanho e entram em prófase I da meiose formando ovócitos I ,progridem ate o diplóteno da prófase I e assim permanecem até que a mulher atinja a puberdade. Quando a menina nasce ,todos os seus ovócitos I já estão formados nos ovários.Entretanto, a maioria deles degenera ao longo da vida da mulher.

A partir da primeira mestruação ,que acontece geralmente entre 12 e 15 anos de idade, a mulher passa a apresentar ciclos mestruais,que duram em media 28 dias.Em cada ciclo,geralmente um dos ovócitos I entra no período de maturação.Isso se repete até a menopausa o que acontece geralmente entre 48 e 55 anos de idade.No período de maturação,o ovócito I entra em meiose I formando duas células com n cromossomos duplicados.Ao contrário do que ocorre na espermatogênese,essas duas células têm tamanhos diferentes :a maior recebe o nome ovócito II,e a menor glóbulo polar.

O ovócito II inicia a segunda etapa da meiose,mas o processo é interrompido na metáfase II. Nesta fase o ovócito II é liberado do ovário e penetra na tuba uterina.

O estímulo para que a meiose II se complete é dado pelo inicio da penetração do espermatozóide no ovócito II. Forma-se então um segundo glóbulo polar, e o ovócito II não completa a meiose até que ocorra a fusão do seu material genético com o do espermatozóide ocorrendo a fecundação e formando a célula zigoto ou ovo.