Islamismo Exercícios de História

Relacionados: ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Exercícios sobre o Islamismo. Atividade de História sobre o Islamismo para Alunos do Ensino Médio e Fundamental. Questões de História sobre o Islamismo.


meca, centro da cultura muçulmana e do islamismo
1) Defina o islamismo, identificando seus princípios básicos.
Resposta: Os cinco pilares básicos do islamismo são: Chahada, Zakat, Ramadã, Hajj e o Salá. Eles serviram como base para o livro fundamental do islamismo (Corão ou alcorão)

2) Explique a relação entre as disputas no mundo muçulmano dos séculos VII e VIII e as ramificações do islamismo: sunismo e xiismo.
Resposta: Após a morte de Maomé, as disputas ganharam força, pois ele não designou um herdeiro político. Desta questão surgiram as duas principais ramificações do islamismo: os sunitas (herdeiro deveria ser um membro do grupo de Maomé) e os xiitas (herdeiro seria o parente direto).

3) Explique a inviabilidade de um império islâmico no contexto da expansão dos séculos VII e VIII.
Resposta: Apesar da grande expansão nos séculos VII e VIII, a manutenção de um império politicamente centralizado tornou-se inviável por conta da forte tendência à fragmentação entre sunitas e xiitas.

burca fotos mulher muçulmana usando burca islamismo
Foto de Mulher usando Burca

4) Comente as relações entre os islamismo e as religiões e costumes dos povos conquistados.
Resposta: As autoridades islâmicas não impunham aos povos conquistados os preceitos do islamismo.

5) Identifique uma área do conhecimento ou arte que notabilizou o mundo islâmico nos seus primeiros séculos de florescimento, fornecendo exemplos ilustrativos.
Resposta: Podem falar da arquitetura: castelo de Alhambra; Podem falar da filosofia (tradução das obras de filósofos da Antiguidade) e da literatura (como As mil e uma noites).