Dicas para Combater Vícios

Relacionados: ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Quando a gente fala em vício pensamos logo em internet, álcool, drogas e jogo. Entender o que determina o vício e como acontece a cura é uma das primeiras informações para quem deseja se livrar deles.

homem, usando, a internet, em casa, no computador

A base do vício vem como uma atitude compensatória de uma questão anterior que pode ser externa ou interna, e que tem a ver com o entendimento da pessoa com algo que ela vivenciou.


A experiência da pessoa com o primeiro uso não determina, exclusivamente, o vício. Em geral, pessoas com histórico anterior ou que passam por uma situação específica são os principais alvos dos vícios, ou seja, são as que passam a ter uma segunda experiência.


O vício também vem de uma predisposição genética e outras questões com relação à cultura e a família tidos como fatores externos. A internet tem os mesmos sintomas dos vícios de drogas, a pessoa fica irritada e começa a se excluir do contato social-físico igualando-se a uma abstinência.


O tratamento dos vícios é feito através de terapia cognitiva que trata da forma de pensar do paciente porque o vício vêm de uma atitude compensatória(reação). Há uma crença anterior que gera um comportamento e uma reação e através dessas premissas que são realizadas o tratamento.


O tratamento muda a forma de entender e pensar sobre a droga, de forma que o paciente consiga reagir contra o uso da droga.


As pessoas viciadas não reconhecem seus vícios. Elas buscam profissionais da saúde em razão de outros motivos ligados a família. Quem percebe que existe um problema com o paciente é a família. Geralmente essas pessoas possuem uma distorção cognitiva quanto ao uso das drogas e não o reconhecem, pois para os viciados é algo positivo o uso das drogas.


Dicas para o Tratamento dos Vícios


Aceite-se

Primeiramente, o viciado precisa aceitar que existe um problema. Uma vez admitido que há um vício, trabalhar sobre ele será menos difícil.


Ocupe-se

Viciados em internet pode começar a utilizar a internet excessivamente quando o está entediado, nervoso ou ansioso. Uma saída para resolver isso é tentar eliminá-los de outras maneiras colocando outras ocupações no lugar da internet. Tente fazer uma meditação ou tomar uma xícara de chá calmante.


Controle o Tempo

Mantenha um cronômetro pelo computador. Defina antes o que você fará na internet e descanse por 15 minutos a cada uma hora de uso.


Concentre-se em seus hobbies

Muitos esquecem de seus hobbies quando estão no vício da internet. Faça uma lista das coisas que pretende fazer durante o dia. Um bom conselho é jogar futebol com os amigos, fazer uma caminhada ou conversar com seus vizinhos sobre temas que ambos gostam. Isso ajudará a votar a relação humana que foi afetada com o vício.