Verbos Pretérito Perfeito do Indicativo

Relacionados: ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Saiba como são os verbos e as derivações do pretérito perfeito do indicativo, observaremos como é que nós fazemos essa formação. Quais são os verbos possíveis de serem derivados desse primitivo. Primeiro você deve flexionar o verbo que você quer derivar, flexioná-lo por inteiro no pretérito perfeito do indicativo, mas você só vai utilizar a terceira pessoa do plural, por exemplo:
Verbo Ver na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo = Eles viram.

Dessa terceira pessoa, nós vamos seguindo uma sequência para tirar parte dessa desinência, que é o final do verbo, e junto ao radical nós vamos fazer transformações e criar outros tempos. Do pretérito perfeito do indicativo da terceira pessoa do plural é possível formar três tempos derivados: Pretérito mais-que-perfeito, Futuro do Subjuntivo e Pretérito Imperfeito do Subjuntivo. Veja abaixo como se faz isso:

Formação do Mais-que-perfeito

Você tem "Eles viram" retira-se o M resulta em "Eu vira". Então, sempre que você quiser formar o pretérito mais-que-perfeito. Eu vou a terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo e retiro o "M".

Formação do Futuro do Subjuntivo

Retirando o "AM", a desinência do verbo "viram", você vai formar o futuro do subjuntivo. Algumas palavras vão ajudar a flexionar o verbo no subjuntivo, no caso, ("Quando" eu vir a minha amiga darei o recado), veja que não é (Quando eu ver a minha amiga) é (Quando eu vir), ou seja, Quando eu a vir. Lembre-se tiramos o "AM" e formamos o futuro do subjuntivo.

Formação do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

A terminação desse tempo, no modo subjuntivo é sempre o "sse". Então, tiramos o "RAM" e vamos acrescentar essa desinência própria do imperfeito do subjuntivo:
Retiramos o "RAM" e acrescentamos o "sse" fica "Se eu visse sua amiga teria dado o recado". Então, vejam que fica aquela história possibilidade do modo subjuntivo sobre o qual falei no começo, mas observe como se formou essa pessoa. Eu só usei a primeira pessoa, porque a partir dela você pode continuar as flexões dos outros verbos.
Lembre-se de uma única pessoa, a terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo, nós formamos três tempos verbais, um do modo indicativo e dois do modo subjuntivo.