Substantivos Coletivos - Exemplos

Relacionados:
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Os substantivos coletivos são substantivos que fazem associação a um conjunto de seres, objetos e coisas. Por exemplo, manada de bois, ou seja, é o conjunto de bois. Em geral, os substantivos coletivos estão sendo poucos utilizados na língua portuguesa, mas continuam a ser estudados durante a alfabetização e o ensino fundamental.

Substantivos Coletivos - Exemplos de Coletivos no Português

Os mais utilizados no dia-a-dia são acervo, que designa uma coleção de obras de arte por um ou mais possuídores; albúm que representa a coleção de retratos, selos e autógrafos seja de pessoas comuns ou de famosos a qual o colecionador admira; assembleia, que designa o local onde se reune os parlamentares, ou seja, os políticos que são nomeados pelo povo para gerir uma nação elaborando leis e normas que sejam aplicadas de forma válida e constitucional; um termo muito comum utilizado por estudantes é biblioteca que designa o local onde se armazena ou coleciona livros didáticos; alcateia é o nome que se dá a uma manada de animais selvagens ou um bando de lobos; cardume é o coletivo de peixe; colmeia é o coletivo de abelhas. floresta, designa coletivo de árvores; plateia de espectadores; revoada de aves e panapanã de borboletas.

O conhecimento dos substantivos coletivos é de extrema importância para manter-mos a nossa língua portuguesa em uso. A literatura brasileira é muito rica e precisa ser preservada.