Resumo História do Haiti

Relacionados:
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Resumo História do Haiti para o Enem e Vestibular. História Resumida do Haiti para Trabalhos Escolares e Monografias.

País ocupado pelos Espanhóis em 1492, que já era ocupado pelos índios batizado de Hispaniola pelo espanhóis.
Eles ocuparam o território oriental e escravizaram os índios que ali viviam até o fim do século XVI, os nativos foram reduzidos em sua totalidade.
A parte ocidental ficou com a França através do tratado RYSWICK entre Espanha e França em 1697, que recebe o nome, SAINT DOMINGUE, onde cultivaram cana de açúcar com a mão de obra escrava.
Em 1791 influenciado pela revolução francesa os escravos rebelaram-se, liderados pelo ex-escravo TOUSSAINT L’OUVERTURE.
Em 1794 ocorreu a abolição da escravidão e em 1801 TOUSSAINT foi nomeado governador vitalício. Então a fim de reconquistar a ilha
A França prende TOUSSAINT e manda para a França onde morre em 1803.
A resistência continua com o antigo escravo, JEAN JACQUES DESSALINES, e em 1 de Janeiro de 1804 veio a independência, com o resultado positivo, passou a ser chamado Haiti, a primeira republica negra das Américas e primeiro país Latino-Americano a declarar a sua independência. Insatisfeito com a política imposta por DESSALINES , a elite composta por mulatos toma o poder assassinando DESSALINES.Com a administração fragmentada, o Sul ficou sob o domínio de Henri Critóphe, o Norte governado por Alexandre Pétion.Em 1820, sob o governo de JEAN PIÉRRE BÓYER, o país é unificado.
Em 1957 e Haiti teve um período conturbado, eleito presidente da nação “Papa Doc” Duvalíe, médico francês, instala um regime ditatorial perseguindo os opositores, a Igreja católica - Sua guarda pessoal, os Tontons, Macoutes (Bichos Papões) responsáveis pelo massacre.
Em 1971 Papa Doc é assassinado e seu filho Jean-Claude Duvalíer, o Baby Doc assume a presidência dando continuidade às perseguições.
Com protesto popular intenso contra o regime, Baby Doc foge para França em 1986 e deixa no poder uma junta chefiada pelo general Henri Namphy.
Sob nova constituição em 1990, o padre Esquerdista Jean-Betrand Aristides é eleito por 67% dos eleitores no mesmo ano que Aristides é deposto. Por um golpe militar e a ditadura é imposta novamente.
A organização das nações unidas (ONU) impôs sanções econômicas ao Haiti para forçar o retorno de Aristides ao cargo de presidente que acontece em 1994. Entretanto, os problemas persistem e Aristides foge para a África em Fevereiro de 2004. Atualmente o país sofre intervenção internacional pela ONU.
Além dos entraves políticos a população sofre do problema socioeconômico, é o país mais pobre economicamente na américa latina, 60% da população é subnutrida e mais da metade vive com menos de 1 dólar por dia. Em janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7.0 na escala richter mata mais de 120 mil pessoas e deixa uma série de feridos e desabrigados.