Pronomes Indefinidos

Relacionados:
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Pronomes indefinidos são palavras que empregadas no texto dão uma ideia de indefinição, ou seja, não se sabe a quem a frase está se referindo, não tendo sentido específico, mas podem ser caracterizados e variar em gênero e número. Além disso, os pronomes indefinidos só se referem a terceira pessoa do discurso de maneira indeterminada. Eles são comuns em frases negativas com Nada, Ninguém e Nenhum.

Exemplos: Alguém pegou várias moedas da gaveta.

Nessa oração, as palavras que indicam uma ideia de indefinição é ALGUÉM e VÁRIAS. Nos pronomes indefinidos, você não tem como supor ou definir quem pegou as moedas, porque esses pronomes estão sendo empregados na frase. Trocando as palavras ALGUÉM por Carlos e VÁRIAS por Três estará definido quem pegou as moedas e a quantidade de moedas levadas, no caso, Carlos que pegou as moedas e o total de moedas, três moedas.


Os pronomes indefinidos são divididos em invariáveis e variáveis. Pronomes indefinidos sofrem flexão de gênero e de número quando são variáveis. Exemplos de Variáveis: algum, nenhum, todo, outro, muito, certo, tanto, quanto e qualquer. Essas palavras são encontradas ou no feminino ou no masculino, ou no singular ou no plural.


A palavra algum é masculino-singular, alguma é feminino-singular, alguns que é masculino-plural e algumas que é feminino-plural. A flexão acontece em todos os pronomes variáveis. Você pode dizer todo ou todas, outro ou outras. Para os pronomes indefinidos invariáveis eles vão aparecer sempre da mesma forma. Palavras como Alguém, Ninguém, Tudo, Nada, Algo ou Quem aparecerão sempre da mesma forma.


Pronomes Indefinidos Substantivos

Os pronomes indefinidos podem aparecer também nas formas de substantivo, ou seja, ele aparece no lugar do substantivo. Assim é denominado de pronome indefinido substantivo.
Exemplo:
Algo está errado.
"Algo" está no lugar do substantivo e nessa frase ele é sujeito do verbo está. Algo é um pronome só e não acompanha nenhum substantivo.
Quem avisa amigo é.
Observe que o QUEM é sujeito do verbo avisar. Ele não acompanha nenhum substantivo, no caso ele está no lugar do substantivo.

Pronomes Indefinidos Adjetivos

Os pronomes indefinidos adjetivos acompanham o substantivo.
Exemplo:
Certo dia cheguei atrasado. O pronome certo é pronome indefinido adjetivo, pois acompanha a palavra dia que é substantivo.
Cuidado com a palavra uns, pois quando ela está na função de pronome substantivo indefinido, assim ela equivalerá a alguns .
Exemplo de aplicação:
Uns vão à praia; outros, à serra. Uns equivale a alguns e geralmente vem associado a outros.