O Biodigestor - Funcionamento do Biodigestor e Imagens

Relacionados:
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

O biodigestor é um buraco com uma manta de PVC no qual os dejetos ficam para ser fermentados, dessa fermentação, gera o biogás.

O biogás é uma energia renovável e de queima limpa que substitui o gás de cozinha, o GLP, e se colocado em motores geradores ele pode servir como combustível para geração de energia elétrica. O biodigestor é mais utilizado para o consumo de agricultores familiares. Em alguns lugares, ele serve para usos produtivos maiores como geração de energia para grandes comunidades. Os resultados são muito bons com impactos sociais, econômicos e ambientais em comunidades. O uso dele é excelente em comunidades agrárias porque reduz o uso da lenha evitando o desmatamento.




esquema de funcionamento de um biodigestor

O biodigestor gera junto ao gás, o biofertilizante, que é um adubo orgânico com grande qualidade, o biofertilizante é feito com esterco de bovinos e água em meio anaeróbico. O biodigestor faz o processo de transformação em gás por um período de 45 dias. Em cerca de 2 anos e meio o retorno com o biodigestor é compensado. Um biodigestor para pequenos agricultores supre as necessidades de até 10 famílias. A queima do gás é igual ao do gás de cozinha através de canalização. Ele é adaptado para qualquer local. O esterco do gado e do suíno são os mais utilizados na produção do gás. Com 15 quilos por semana já é o suficiente para a produção.



foto de um biodigestor