Adjunto Adverbial

Relacionados: , ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Saiba o que é adjunto adverbial, usos e exemplos de adjunto adverbial na oração, termos acessórios da oração e prepare-se para o enem, vestibular e concursos públicos.



Normalmente os termos de uma oração são organizados na seguinte ordem (sujeito + verbo + complementos verbais + adjuntos adverbiais).
Essa ordem é seguida fielmente nessa oração:
Nós marcaremos outra reunião num futuro próximo.

Analisando sintaticamente esta oração, nós está na função de sujeito, marcaremos como verbo, outra reunião como objeto direto e "num futuro próximo" como adjunto adverbial. O adjunto adverbial quando deslocado vem acompanhado de vírgulas. Na oração anterior, a frase está toda em ordem, mas se quisermos mudar a ordem da oração deveremos isolar o termo, isto é, colocá-lo entre vírgulas. Assim, a frase anterior ficaria da seguinte forma:
Num futuro próximo, nós marcaremos outra reunião.
Veja que a vírgula ficou após o adjunto adverbial.

Usos do Adjunto Adverbial

O adjunto adverbial é um termo presente em orações que expressam circunstâncias. A sua classificação varia de acordo com a circunstância que exprimem. Ele modifica um verbo, adjetivo ou até ele mesmo intensificando seu sentido. O adjunto adverbial sempre vem acompanhado de preposição e, em geral, é confundido com o objeto direto da oração, mas o que os diferenciam é a regência do verbo onde o objeto direto aparece em decorrência dela, complementando o seu sentido, enquanto o adjunto adverbial modifica o seu sentido, alterando e/ou intensificando, ou seja, eles acompanham os verbos transitivos e intransitivos para dar maior complementação à oração e por dar complemento a frase, ele é denominado de termo acessório da oração junto ao adjunto adnominal podendo ser descartado. As circunstâncias expressas por esse adjunto é enorme, mas as utilizadas com mais frequência são as de lugar, tempo, modo, finalidade e causa.

Uma importante observação a ser feita sobre o adjunto adverbial é o desaparecimento da vírgula quando ele não está deslocado. No entanto, quando a oração é composta de dois adjuntos adverbiais, o primeiro adjunto adverbial aparecerá entre vírgulas em relação ao último.

Concurso do INSS para o nível médio AUTORIZADO!!! Salário Inicial de R$ 4.192,89
Saiba aqui o que estudar para o concurso do INSS