Exercícios sobre o Emprego das Vírgulas Comentado

Relacionados: , ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Exercícios sobre o Emprego das Vírgulas Comentado

Sujeito e Predicado na Pontuação
Exercício de Português para o concurso de Analistas e Técnicos de Finanças e Controle com Gabarito.
Nível Médio e Fundamental
PORTUGUES, LIVROS

1. Em relação aos elementos constituintes do texto, julgue a assertiva abaixo. “Êxodos”, livro do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, é, sem sombra de dúvida, um projeto monumental. Tanto é que acabou se
desdobrando em outro livro de menor tamanho, “Retratos de Crianças do Êxodo”. Ambos têm acabamento impecável, foram impressos na Suíça e custam caro. Como os projetos anteriores, os livros incluirão grandes mostras fotográficas em várias capitais do mundo. Desde “Os Trabalha-dores”, livro anterior do fotógrafo, deve-se ter muito cuidado para não exagerar nos superlativos. Tudo é muito grande: seis anos de trabalho, 40 países visitados, 544 páginas com fotografias, ampliações no formato 70 x 90 cm para as exposições, “a história da humanidade em trânsito”, contada pelas objetivas alemãs (a Leica é um dos patrocinadores do projeto) do fotojornalista mais conhecido do... mundo! (Gazeta Mercantil, 8 e 9/4/2000, p.13, com adaptações)
a) Substituindo-se a vírgula após tamanho (l.3) por sinal de dois pontos, a pontuação do trecho permanece correta.

2. Assinale o diagnóstico correto acerca do emprego das vírgulas no trecho seguinte: A nova disciplina das sociedades limitadas, está presente no Código Civil de 2002, que inovou em relação ao diploma anterior e tratou de matéria de cunho eminentemente comercial, revogando, assim, neste aspecto, o vetusto Código Comercial que datava do século passado.
a) O trecho está corretamente pontuado: não sobram nem faltam vírgulas.
b) O erro de pontuação está no mau emprego da vírgula colocada após a palavra “limitadas"( .1). Sendo ela eliminada, o trecho tornase gramaticalmente correto.
c) Para o trecho ficar corretamente pontuado, é preciso eliminar a vírgula colocada após a palavra “limitadas”( .1) e inserir uma vírgula após a palavra “Comercial”( .5).
d) Há três erros de pontuação: ausência de vírgula após a palavra “presente”( .2), presença da vírgula depois de “2002”( .2) e presença da vírgula depois da palavra “revogando”( .4).
e) Basta uma vírgula isolando a oração adjetiva explicativa “que datava do século passado”( .5 e 6) para o trecho ficar corretamente pontuado.


Gabarito da Questão 1 : Correto
Por introduzir um termo enunciativo (o título da obra) em relação ao antecedente (“outro livro”), tanto é possível a colocação de uma vírgula como dos dois pontos.
Gabarito da Questão 2 : C
Comentário.
Os dois erros de pontuação do parágrafo foram indicados pela opção c.
A vírgula na linha 1 separa sujeito do verbo (“A nova disciplina ..., está presente...”). A oração “que datava do século passado” tem valor explicativo, devendo ficar separado do substantivo correspondente por vírgula (“...o vetusto Código Comercial, que datava do século passado.”).
Está correto o emprego das vírgulas que isolam a expressão assim.


Links:
Exercício com o Emprego do Pronome Relativo Cujos
Exercício sobre Tipos de Sujeitos para Concursos