Exercícios sobre Formas Verbais e Norma Culta

Relacionados:
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Exercícios de Português sobre Formas Verbais e Interpretação de Texto para Concursos



conversação entre pessoas

 

1. Assinale a opção que está em desacordo com o texto e as respectivas formas verbais.
a)  A forma verbal “atraíam”(λ.15) está no pretérito imperfeito do indicativo para se referir aos “tempos da hiperinflação”(λ.10), que, conforme o texto, estão no passado.
b)  O fato de que o seguro é espécie de poupança é um argumento favorável ao pleito das empresas junto ao governo.
c)  A convicção de que a inflação iria corroer a indenização é uma das “outras explicações”(λ.9) para a atitude reticente do brasileiro em relação ao seguro de vida.
d)  Durante o período de hiperinflação, apenas os seguros de vida em grupo resistiram à corrosão provocada pela desvalorização da moeda.
e)  A velocidade de crescimento dos investi-mentos em seguro de vida, mesmo diante da estabilização da moeda, não tem correspondido à expectativa dos empresários.

2. Assinale a opção em que o texto está de acordo com as exigências da norma culta escrita e conforme as formas verbais exigidas.
a)  A decisão de vender a garantia como um seguro dará ao consumidor uma segurança maior, uma vez que, se tiver problemas, ele poderá recorrer à um órgão regulador e fisca-lizador.
b)  As montadoras de automóveis, com poucas diferenças entre suas propostas, foram as primeiras à oferecer garantia estendida no País.
c)  A pessoa pode escolher o tipo de cobertura que quizer, de acordo com os benefícios que achar importante. A estensão pode ser de 12 ou 24 meses.
d)  A garantia prolongada funciona como uma apólice de seguro, sendo variável a cobertura e o prazo, e podem ser adquirida em qualquer concessionária.
e)  Há um programa por meio do qual a garantia de fábrica pode ser estendida por mais 24 meses. No momento da compra do automóvel, é firmado um contrato de adesão que garante ao proprietário a realização de reparos, com exceção dos casos que envolvam peças de desgaste normal.

Gabarito:
1.C
2.E