Exercícios utilizando as Leis de Newton 1

Relacionados: ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Devido aos pedidos disponibilizamos alguns exercícios de física - leis de newton para
os vestibulandos aperfeiçoarem suas habilidades matemáticas.

1. Dois corpos A e B de massas respectivamente iguais à 5 kg e 3 kg, interligados por um fio de massa desprezível, são puxadas sobre um plano horizontal liso por uma força horizontal F. A aceleração do conjunto é de 6 m/s2. Determine: a) a força F; b) a força de tração no fio.

2. Dois corpos 1 e 2, de massas m1= 6 kg e m2= 4 kg estão interligados por um fio ideal. A superfície de apoio é horizontal e perfeitamente lisa. Aplica-se em 2 uma força horizontal de 20 N, conforme indica a figura acima. Determine: a) a aceleração do conjunto; b) a força de tração no fio.

3. (UFMS) Uma lâmpada está pendurada verticalmente em uma corda no interior de um elevador que está descendo. O elevador está desacelerado a uma taxa igual a 2,3 m/s2. Se a tensão na corda for de 123 N, qual a massa da lâmpada em kg? Considere: g = 10 m/s2.

4. Dois corpos, A e B, de massas 30Kg e 10Kg, respectivamente, estão presos através de um fio inextensível que passa por uma roldana fixa de atrito desprezível, de acordo com a figura. Admitindo-se a aceleração da gravidade local igual a 10m/s2, o módulo da aceleração resultante e a intensidade da força de tração serão:

5. (UFRRJ) Em uma obra, realizada na cobertura de um prédio, há um sistema para subir e descer material entre o térreo e o último andar através de baldes e cordas. Um dos operários, interessado em Física, colocou um dinamômetro na extremidade de uma corda. Durante o transporte de um dos baldes, ele percebeu que o dinamômetro marcava 100 N com o balde em repouso e 120 N quando o balde passava por um ponto A no meio do trajeto.
a) Determine a aceleração do balde nesse instante em que ele passa pelo ponto A.
b) É possível concluir se, nesse instante, o balde está subindo ou descendo? Justifique.


Mais exercícios de física para o vestibular.